Você sabia que existe um tipo de ar condicionado que reúne todas as unidades dentro de um aparelho só? Ele se chama “self contained” e é mais eficaz do que os modelos splits tradicionais, reunindo a condensadora e evaporadora num gabinete que pode resfriar um andar inteiro.
Carga térmica e indicações de uso
Este tipo de equipamento é direcionado para ambientes comerciais de médio e grande porte, como bancos e escritórios devido a sua capacidade térmica.
Funcionamento:
Os “selfs”, como também são chamados, resfriam tranquilamente um andar inteiro de um prédio mantendo de maneira uniforme a temperatura dos ambientes. Os selfs também são apresentados de duas formas:
◦Insuflação direta, no qual fica dentro do próprio ambiente.
◦Dutado: fica instalado na sala de máquinas e faz o transporte do ar gelado através de uma rede de dutos.
Gases refrigerantes e manutenção
No sistema dos selfs são usados dois gases refrigerantes: o R22 ou o 410A (gás ecológico). Porém, a tendência é que, daqui alguns anos, seja usado somente o 410A. Existem dois tipos de Self Contained, uma com condensador a água que requer uma torre de resfriamento e a outra com condensador a ar, podendo esse último ainda ser na própria Self ou ser um condensador remoto.
O uso destes aparelhos é bem comum em projetos comerciais que necessitem de uma carga térmica alta. Vale lembrar que os modelos self contained não têm ciclo reverso, ou seja, só resfriam.
Telefone:
Email:
Climatização Ideal © Todos os direitos reservados | Email:
Criação de Sites: GV8 Sites & Sistemas